segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ética e desenvolvimento institucional


UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional -


“A ética individual tem como base a natureza e carácter de cada indivíduo. Os seus princípios éticos advêm da sua consciência, da educação que teve, dos valores transmitidos e dos seus meios de sobrevivência.
                A ética individual, tal como o nome indica, é muito diversificada e única, aplicável a cada pessoa, como ser único e diferente. Cada indivíduo tem a sua própria personalidade, carácter, com valores humanos e sociais.”
               “O indivíduo que trabalha para determinada empresa, terá que cumprir e reger-se por determinados princípios impostos, e que por vezes, não vão de encontro aos nossos princípios, ou seja, não concordam com a nossa ética. É neste ponto, que verificamos as diferenças entre ética individual e a ética institucional. [...].
Continuar aqui 



Após a leitura destes parágrafos concluí que ética institucional e ética individual têm de estar relacionadas uma com a outra, pois têm de respeitar regras de ambas. Ética individual tem em consideração o indivíduo e suas origens, enquanto ética institucional tem em consideração a instituição que nos rodeia. Tem de estabelecer entre si uma relação para chegarem a um acordo.
Numa empresa existem determinadas regras com as quais podemos ou não concordar. Existem métodos ou princípios que nós não concordamos, mas que a empresa considera como certo, nós não temos obrigatoriamente de os cumprir, mas podemos sofrer algumas represálias com isso pois estamos a discordar de princípios que a empresa considera como certo. Hoje em dia as pessoas provavelmente em certas circunstancias não se opunham algumas medidas impostas mesmo que fossem contra os seus princípios porque receiam perder o emprego.
É nestas situações que se definem os carácteres de cada um.   

Comentário elaborado por:
David Moura - EFA NS

Sem comentários:

Enviar um comentário