quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ética Individual e Institucional


UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional -


Ler o caso "Watergate" aqui


Este artigo demonstra um caso em que se põe em causa a ética individual e institucional. Nele fala-se do caso Watergate em que Mark Felt, vice-presidente do FBI na época, com o pseudónimo de” Garganta Profunda” é fonte anónima de um jornalista, em que lhe revela factos, que iniciaram o mais famoso escândalo dos anos 70 e que levaram à demissão do Presidente dos EUA, Richard Nixon.

Mark Felt

Felt apenas encaminhou o jornalista, afirmando ou desmentindo a informação. O facto relevante é que Mark Felt pertencia ao FBI, que é uma organização de segurança nacional, logo não deveria revelar factos ou acontecimentos que poriam, neste caso, a presidência de Nixon em risco, pois a instituição a que pertence tem como regra ética o sigilo profissional, de forma a prevenir e a reprimir a criminalidade, e consequentemente promover as boas relações profissionais e correctas na empresa, pois também encontravam-se colegas seus envolvidos no caso.
Evidencia-se a ética individual, pois o seu pseudónimo “ Garganta Profunda” foi criado para proteger a identidade de Felt, porque ela tem como significado o conjunto de regras e deveres do homem consigo próprio, logo foi a forma mais correcta para relevar este desfalque político e de se afirmar pessoalmente e socialmente perante a sociedade. Desta forma se não tivesse este pseudónimo colocaria a sua vida, a sua família e o seu emprego em risco, porque tentariam silenciá-lo de forma, a que não partilhasse mais informação.

Richard Nixon

A ética individual tem em conta as regras pelo qual o indivíduo rege o seu dia-a-dia, o que é correcto ou incorrecto para si enquanto a ética institucional é o conjunto de regras/leis pelo qual se rege, destinado a promover as boas e correctas relações profissionais.
 Por exemplo, no meu emprego se o meu patrão me desse a ordem para montar um andaime sem as devidas precauções de segurança, eu não o faria porque iria por um caminho que para mim não é correcto e iria pôr em risco a vida de um colega e essa acção vai contra a minha ética.

Comentário elaborado por:
Ruben Bento - EFA NS

 

2 comentários:

  1. Obrigado por terem postado o meu trabalho.. Deixem o vosso comentário sobre este caso que foi o acontecimento que para mim demonstra melhor a ética institucional e a ética individual..
    E já agora camaradas, Lutem pela liberdade de expressão e pela nossa nacionalidade! E toda essa "gente" que nos quer apagar do mapa só lhes digo que seriam muito felizes no Tarrafal ... looool

    ResponderEliminar