UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional -
Ler antecipadamente o artigo
Perante as diversas opiniões existentes no blog onde o mesmo está publicado, que referem não poder haver relação entre a ética da instituição e individuo, e a relação política das mesmas perante a conquista de proveitos próprios.
No primeiro artigo do Professor Dr. João Cardoso Rosas, que servir de base para a discussão posterior, ele refere isso mesmo, ou seja a ética individual absolvida pela ética institucional.
O autor do blog, Rodrigo Adão da Fonseca, pega na ideia atrás referida para expor a sua, num sentido um pouco diferente e até contrário, ou seja nem as instituições são monitorizadas pelo individuo-o e como tal dever-se-á incumbir responsabilidades éticas ao individuo e não desvaloriza-las, pois como refere só aumenta os riscos sistémicos.
Como conceito, é nos referidos ´ética individual sendo um modelo analítico que o ser humano aplica de forma contínua e consistente em todos nossos processos decisórios enquanto a ética institucional um código comportamental esperado de todos os funcionários, de aplicação obrigatória e com um sistema de consulta em casos de dúvidas.
No meu entender, a ética individual é numa sociedade capitalista, de economia de mercado, onde prolifera o lucro, a competitividade, o mérito a todo o custo, suplantada pela ética organizacional. Numa visão romântica, do que seria claramente o correcto, poderia dizer sim que a ética individual deveria ser o esteiro para suplantação de uma correcta ética institucional e não como sucede, o inverso. O poder, lucro e o capitalismo, suplantou qualquer imergir de ética individual.
Numa sociedade como a que vivemos e fazemos parte, o indivíduo, por mais que custe aos lutadores do sistema implantado, foi absolvido pela imoralidade institucional que foi sendo gerada para a obtenção de lucro a todo o custo, ignorando totalmente o trabalhador como ser pensador, autónomo e capacitado, englobando-o num núcleo de regras pré-estabelecidas tendo em vista a base para que as empresas são geradas pelos capitalistas, o Lucro.
Comentário elaborado por:
Sílvio Santos - EFA NS
Sem comentários:
Enviar um comentário