segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ética Individual e Institucional



UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional -



“Muito mais que mero diferencial competitivo, ter ética é um factor determinante na carreira de um profissional. Isso porque as empresas vêm pautando cada vez mais a sua actuação pela ética, uma exigência que cresce à medida que aumenta a consciência da sociedade acerca de seus direitos e deveres.”
“O nosso padrão de comportamento reflecte quem somos e o tipo de organização de que fazemos parte. Portanto, é indispensável adoptar uma postura ética, uma vez que isso está intimamente ligado à auto-imagem e à imagem da organização, além de ser fundamental para o estabelecimento de vínculos e a manutenção de boas relações.”

Autor: Andréa Carvalho

Concluo deste artigo que a ética é indispensável ao profissional, pois na acção humana, o “fazer” e o “agir” estão interligados, o “fazer” diz respeito á competência, á eficiência e eficácia que todo o profissional deve possuir para desempenhar bem a sua profissão.
Assim a nossa conduta pessoal no trabalho é muito importante, pois ela dita, um mau de um bom profissional. Devemos sempre, ter em linha de conta o código de ética da nossa empresa, pois o valor da empresa deve na medida do possível ser também o nosso, mesmo que vá de encontro com os nossos valores.Ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos.
Podemos então dizer que a ética individual tem como base o caracter e os principios de cada um de nos que advêm da nossa educaçao, valores e integridade com que vivemos a nossa vida. Ela é diferente e única para cada individuo,pois cada um de nós tem a sua propria personalidade, caracter, valores humanos e sociais. Cada um de nós irá aplicar a cada situação que viva a opção que lhe seja mais util para a sua vida, se sera a opção mais correcta dependera do seu caracter e da sua ética. Já a ética institucional é um conjunto de regras e principios eticos(impostos) que dizem respeito á conduta que o profissional no desempanho das suas funçoes tem de ter em conta na sua empresa.

Comentário elaborado por:
Paulo Santos - EFA NS
 
"Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer."
Robert Henry Srour

Sem comentários:

Enviar um comentário