quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ética Individual e Institucional


UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional -


Ler o caso "Watergate" aqui


Este artigo demonstra um caso em que se põe em causa a ética individual e institucional. Nele fala-se do caso Watergate em que Mark Felt, vice-presidente do FBI na época, com o pseudónimo de” Garganta Profunda” é fonte anónima de um jornalista, em que lhe revela factos, que iniciaram o mais famoso escândalo dos anos 70 e que levaram à demissão do Presidente dos EUA, Richard Nixon.

Mark Felt

Felt apenas encaminhou o jornalista, afirmando ou desmentindo a informação. O facto relevante é que Mark Felt pertencia ao FBI, que é uma organização de segurança nacional, logo não deveria revelar factos ou acontecimentos que poriam, neste caso, a presidência de Nixon em risco, pois a instituição a que pertence tem como regra ética o sigilo profissional, de forma a prevenir e a reprimir a criminalidade, e consequentemente promover as boas relações profissionais e correctas na empresa, pois também encontravam-se colegas seus envolvidos no caso.
Evidencia-se a ética individual, pois o seu pseudónimo “ Garganta Profunda” foi criado para proteger a identidade de Felt, porque ela tem como significado o conjunto de regras e deveres do homem consigo próprio, logo foi a forma mais correcta para relevar este desfalque político e de se afirmar pessoalmente e socialmente perante a sociedade. Desta forma se não tivesse este pseudónimo colocaria a sua vida, a sua família e o seu emprego em risco, porque tentariam silenciá-lo de forma, a que não partilhasse mais informação.

Richard Nixon

A ética individual tem em conta as regras pelo qual o indivíduo rege o seu dia-a-dia, o que é correcto ou incorrecto para si enquanto a ética institucional é o conjunto de regras/leis pelo qual se rege, destinado a promover as boas e correctas relações profissionais.
 Por exemplo, no meu emprego se o meu patrão me desse a ordem para montar um andaime sem as devidas precauções de segurança, eu não o faria porque iria por um caminho que para mim não é correcto e iria pôr em risco a vida de um colega e essa acção vai contra a minha ética.

Comentário elaborado por:
Ruben Bento - EFA NS

 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Processos Identitários

Património Mundial
UFCD 4 - "Processos Identitários"

CABO VERDE

Bandeira de Cabo Verde





  População:

507 000 Habitantes
Superfície:
4033 Km2

Capital:
Praia

Língua Oficial:
Português

Moeda:
Escudo de Cabo Verde (CVE)

Esperança de Vida:
70 anos


    

     É constituído por duas ilhas e oito ilhotas. Cabo verde é um país insular africano que se situa a oeste do Senegal. O arquipélago divide-se em duas partes. A norte, as ilhas do Barlavento, e a sul, as ilhas de Sotavento. Entre estas últimas, a ilha de Santiago é onde se localiza a capital, Praia. Todas as Ilhas são de origem vulcânica. O ponto mais alto do arquipélago situa-se na ilha do Pico – o pico do Fogo, com 2829 metros. Descoberto pelos Portugueses no séc. XV, durante muito tempo Cabo Verde serviu de escala na rota do Novo Mundo, e prosperou graças ao comércio de escravos. A população mestiça do país é o resultado de toda a história. O país apresenta um clima árido e a sua agricultura é dependente das raras chuvas anuais. Quanto a pesca, essa caracteriza-se por ausência de técnicas modernas, enquanto a extracção de sal e de pozolana não chega para equilibrar a situação. Economicamente, o país importa bens alimentares e depende da ajuda internacional.

Trabalho elaborado por:
Vera Almeida, Daniela Raimundo e Ana Lúcia - EFA NS

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Relação entre a ética individual e os padrões de ética institucional


UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”

- Ética individual e institucional -

Deve ser baseada em valores fundamentais de toda a sociedade. Devemos ser responsáveis pelos nossos actos, procurando sempre ser honestos, educados, cumpridores de todos os compromissos assumidos com toda a lealdade. Ética institucional é códigos de conduta que orientam as acções das instituições.
Os dez princípios éticos que dão origem ao código deontológico das instituições devem ser respeitados por todos os funcionários, porque só assim é possível criar vínculos de bem - estar e laços de amizade no trabalho. Tudo isto só é possível se o funcionário reunir as seguintes condições éticas. Honesto, educado, atender o cidadão com respeito procurando sempre informar correctamente, cumprir horário e ser exemplo de lealdade para todos os colegas de profissão.

Comentário elaborado por:
César Subtil - EFA NS

Ética e desenvolvimento institucional


UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional -


“A ética individual tem como base a natureza e carácter de cada indivíduo. Os seus princípios éticos advêm da sua consciência, da educação que teve, dos valores transmitidos e dos seus meios de sobrevivência.
                A ética individual, tal como o nome indica, é muito diversificada e única, aplicável a cada pessoa, como ser único e diferente. Cada indivíduo tem a sua própria personalidade, carácter, com valores humanos e sociais.”
               “O indivíduo que trabalha para determinada empresa, terá que cumprir e reger-se por determinados princípios impostos, e que por vezes, não vão de encontro aos nossos princípios, ou seja, não concordam com a nossa ética. É neste ponto, que verificamos as diferenças entre ética individual e a ética institucional. [...].
Continuar aqui 



Após a leitura destes parágrafos concluí que ética institucional e ética individual têm de estar relacionadas uma com a outra, pois têm de respeitar regras de ambas. Ética individual tem em consideração o indivíduo e suas origens, enquanto ética institucional tem em consideração a instituição que nos rodeia. Tem de estabelecer entre si uma relação para chegarem a um acordo.
Numa empresa existem determinadas regras com as quais podemos ou não concordar. Existem métodos ou princípios que nós não concordamos, mas que a empresa considera como certo, nós não temos obrigatoriamente de os cumprir, mas podemos sofrer algumas represálias com isso pois estamos a discordar de princípios que a empresa considera como certo. Hoje em dia as pessoas provavelmente em certas circunstancias não se opunham algumas medidas impostas mesmo que fossem contra os seus princípios porque receiam perder o emprego.
É nestas situações que se definem os carácteres de cada um.   

Comentário elaborado por:
David Moura - EFA NS

Ética Individual e Institucional


UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional -

         A ética individual nunca pode deixar de estar relacionada com a ética institucional. A ética individual, como o próprio nome indica, “individual” é destinada ao indivíduo, mas o indivíduo vive em sociedade; as instituições foram órgãos criados para o servir, desde a igualdade cívica, a justiça, a dignidade da pessoa, a democracia, a solidariedade, o desenvolvimento integral de cada um e de todos. A ética institucional, que é arquitectada de forma a salvaguardar as próprias empresas, pode, por vezes, não ir ao encontro das éticas individuais.

Ética é isso, é a prática do bem até o limite de nossas forças. Quando atingimos esse limite, temos a satisfação do dever cumprido. Que é a primeira condição para chegarmos à felicidade.”               
 Moacyr Scliar

Comentário elaborado por:
Lídia Carvalho - EFA NS

Ética individual e institucional


UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional - 

No filme “O FIEL JARDINEIRO” a jornalista e activista “Tessa” defende a boa conduta moral e ética em que o dinheiro não deve ser motivo para prejudicar outras vidas humanas. Os direitos fundamentais do ser humano e a boa conduta política.

Comentário elaborado por:
Natália Oliveira - EFA NS

Processos Identitários



Património Mundial
UFCD 4 - “Processos Identitários”
Património Mundial é um lugar, como, por exemplo, cordilheiras, florestas, lagos, desertos, edifícios, complexos ou cidades, classifice classificação tem como objectivo catalogar e preservar locais de grande importância cultural
ou natural, como património comum da humanidade.

Exemplos de Património Mundial Chinês
Templo do Céu
·         Património Mundial: Local Cultural e Natural;
·         Registado em: 1996;
·         Localização: Província de Sichuan;
·         Característica Notável: Local budista único; ecossistemas de floresta diversificados.
Muralha da China
·         Património Mundial: Local Cultural;
·         Registado em: 1987;
·         Localização: Norte da China, estendendo-se desde a província de Liaoning a este até à província de Gansu, a oeste;
·         Característica Notável: A maior estrutura militar de defesa do mundo.
Monte Wuyi
·         Património mundial: Local Cultural e Natural;
·         Registado em: 1999;
·         Localização: Província de Fujian;
·         Característica Notável: Ruínas da cidade capital do reino de Minyue.
Buda de Leshan
·         Património Mundial: Local Cultural e Natural;
·         Registado em: 1996;
·         Localização: Província de Sichuan;
·         Característica Notável: Local budista único; ecossistemas de floresta diversificados.


Monte Wuyi
Buda Leshan
Muralha da China
Templo do Céu

Trabalho elaborado por:
Bruno Casimiro, Ana Rita Filipe e Liliana Marques - EFA NS


Ética individual e institucional


UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional - 

Ler antecipadamente o artigo

Perante as diversas opiniões existentes no blog onde o mesmo está publicado, que referem não poder haver relação entre a ética da instituição e individuo, e a relação política das mesmas perante a conquista de proveitos próprios.
No primeiro artigo do Professor Dr. João Cardoso Rosas, que servir de base para a discussão posterior, ele refere isso mesmo, ou seja a ética individual absolvida pela ética institucional.
O autor do blog, Rodrigo Adão da Fonseca, pega na ideia atrás referida para expor a sua, num sentido um pouco diferente e até contrário, ou seja nem as instituições são monitorizadas pelo individuo-o e como tal dever-se-á incumbir responsabilidades éticas ao individuo e não desvaloriza-las, pois como refere só aumenta os riscos sistémicos.
Como conceito, é nos referidos ´ética individual sendo um modelo analítico que o ser humano aplica de forma contínua e consistente em todos nossos processos decisórios enquanto a ética institucional um código comportamental esperado de todos os funcionários, de aplicação obrigatória e com um sistema de consulta em casos de dúvidas.
No meu entender, a ética individual é numa sociedade capitalista, de economia de mercado, onde prolifera o lucro, a competitividade, o mérito a todo o custo, suplantada pela ética organizacional. Numa visão romântica, do que seria claramente o correcto, poderia dizer sim que a ética individual deveria ser o esteiro para suplantação de uma correcta ética institucional e não como sucede, o inverso. O poder, lucro e o capitalismo, suplantou qualquer imergir de ética individual.
Numa sociedade como a que vivemos e fazemos parte, o indivíduo, por mais que custe aos lutadores do sistema implantado, foi absolvido pela imoralidade institucional que foi sendo gerada para a obtenção de lucro a todo o custo, ignorando totalmente o trabalhador como ser pensador, autónomo e capacitado, englobando-o num núcleo de regras pré-estabelecidas tendo em vista a base para que as empresas são geradas pelos capitalistas, o Lucro.

Comentário elaborado por:
Sílvio Santos - EFA NS

Ética Individual e Institucional



UFCD 5 - “Deontologia e Princípios Éticos”
- Ética individual e institucional -



“Muito mais que mero diferencial competitivo, ter ética é um factor determinante na carreira de um profissional. Isso porque as empresas vêm pautando cada vez mais a sua actuação pela ética, uma exigência que cresce à medida que aumenta a consciência da sociedade acerca de seus direitos e deveres.”
“O nosso padrão de comportamento reflecte quem somos e o tipo de organização de que fazemos parte. Portanto, é indispensável adoptar uma postura ética, uma vez que isso está intimamente ligado à auto-imagem e à imagem da organização, além de ser fundamental para o estabelecimento de vínculos e a manutenção de boas relações.”

Autor: Andréa Carvalho

Concluo deste artigo que a ética é indispensável ao profissional, pois na acção humana, o “fazer” e o “agir” estão interligados, o “fazer” diz respeito á competência, á eficiência e eficácia que todo o profissional deve possuir para desempenhar bem a sua profissão.
Assim a nossa conduta pessoal no trabalho é muito importante, pois ela dita, um mau de um bom profissional. Devemos sempre, ter em linha de conta o código de ética da nossa empresa, pois o valor da empresa deve na medida do possível ser também o nosso, mesmo que vá de encontro com os nossos valores.Ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos.
Podemos então dizer que a ética individual tem como base o caracter e os principios de cada um de nos que advêm da nossa educaçao, valores e integridade com que vivemos a nossa vida. Ela é diferente e única para cada individuo,pois cada um de nós tem a sua propria personalidade, caracter, valores humanos e sociais. Cada um de nós irá aplicar a cada situação que viva a opção que lhe seja mais util para a sua vida, se sera a opção mais correcta dependera do seu caracter e da sua ética. Já a ética institucional é um conjunto de regras e principios eticos(impostos) que dizem respeito á conduta que o profissional no desempanho das suas funçoes tem de ter em conta na sua empresa.

Comentário elaborado por:
Paulo Santos - EFA NS
 
"Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer."
Robert Henry Srour